Blog

Ponto de Encontro #12: Empire State Building

102 andares, 73 elevadores, 1.860 degraus, 25 mil inquilinos, 210 colunas, 6.500 janelas e 381 metros de altura. Esses são os números do Empire State Building, inaugurado em 1931 e, até hoje, um dos maiores edifícios de Nova York.

Depois de anos de sua construção, o Empire State já não é o prédio mais alto do mundo, mas com certeza ainda é um dos mais famosos e possui uma distinção: é também um monumento histórico.

A megalomania vem desde sua concepção: quando projetado, no final da década de 20, o objetivo era um só; vencer a guerra particular entre seu idealizador, o empresário John Jacob Raskob, e Walter Chrysler, idealizador do Chrysler Building, também em Nova York, que fora construído na mesma época.

Por mais de 40 anos, ele foi o prédio mais alto do planeta – superado apenas em 1972, com a inauguração da Torre Norte do World Trade Center; hoje é o terceiro edifício mais alto dos EUA, perdendo apenas para a Willis Tower, que fica em Chicago, e para o One World Trade Center, também localizado Nova York.

Tags: , ,