Cinco praças para conhecer ao redor do mundo
A mesma praça? O mesmo banco? Nada disso! Uma boa praça vai muito além daquele lugar onde um senhor senta para ler um jornal e interagir com políticos corruptos, senhoras com problemas de audição e pessoas que dizem “Ô, coitado!”. Separamos para você cinco praças ao redor do mundo com um charme especial.
Praça Vermelha de Moscou
É o principal palco de manifestações populares da capital russa, além de um belo ponto turístico. Tem em sua volta as muralhas do Kremlin e a Catedral de São Basílio. Sem dúvida, uma das paisagens urbanas mais icônicas do mundo.
Place de la République
Fica no entroncamento de diversas avenidas essenciais da capital francesa e também é um dos principais palcos de manifestações na capital francesa. Antigamente era chamada de Place du Château-d’Eau, mas mudou de nome em homenagem à terceira república francesa em 1879. Ah: a praça é acessível apenas a pedestres e ciclistas.
Marrakesh
É o centro nervoso da cidade marroquina, abrigando barraquinhas de comida por todos os cantos – e por ali transitam turistas e locais. A praça é lotada de encantadores de serpente, músicos, acrobatas, contadores de histórias e mágicos, além de curandeiros de medicina tradicional marroquina.
Plaza de Mayo
Onde começar seu passeio turístico em Buenos Aires?. “La Pergunta” é muito fácil de ser respondida: a Plaza de Mayo. Local de manifestações populares, fica entre a Casa Rosada, a sede da Prefeitura da capital argentina e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires. É onde se reúnem as Mães da Praça de Maio, todas as quintas-feiras, para protestar pela investigação do desaparecimento de seus filhos durante a época da ditadura, entre outras causas sociais.
Siena
A Praça de Siena é onde fica o Palazzo Pubblico, com seu imponente campanário de 102 metros. Também é o lugar da Torre del Mangia, que foi construída no século XIV. É na Piazza del Campo que ocorre a festividade mais famosa da cidade, a Palio de Siena. Trata-se de uma corrida de cavalos em honra a Nossa Senhora – desde o século XVII, a corrida sempre acontece nos dias 2 de julho e 16 de agosto.
Tags: Marrakesh, Place de la République, Plaza de Mayo, Praça, Praça Vermelha de Moscou, Siena